Blog

Blog

02 Jul

MECÂNICO: VEJA COMO A TECNOLOGIA PODE AJUDAR SEU DIA A DIA NA OFICINA.

MECÂNICO: VEJA COMO A TECNOLOGIA PODE AJUDAR SEU DIA A DIA NA OFICINA.

Antes da popularização da eletrônica, era possível consertar a maioria dos defeitos de um veículo com o uso de ferramentas bem simples. Hoje, como você sabe, a tecnologia presente nas oficinas evoluiu muito e os novos recursos facilitam bastante o dia a dia do mecânico.

Vamos ver como os avanços tecnológicos estão mudando a reparação automotiva? Continue com a gente e conheça algumas inovações já usadas, o que está por vir, como se preparar e muito mais!

As mudanças na profissão do mecânico

O trabalho nas oficinas mudou bastante ao longo dos anos, permitindo aos profissionais especializações em diversas áreas. A tecnologia embarcada nos automóveis cresceu e foi responsável por torná-los verdadeiros computadores sobre rodas.

Isso fez com que a profissão ganhasse uma importância maior e, mais do que nunca, aumentou a necessidade de uma atualização constante dos profissionais. Trabalhos que antes poderiam levar horas para serem executados são feitos em bem menos tempo, graças às modernas ferramentas de diagnósticos, cada vez mais precisas e eficientes.

A comunicação com o cliente também mudou e, para ser um mecânico de confiança, é preciso saber conversar com as pessoas, pensar em várias soluções e ser um verdadeiro “consultor automotivo”. Esse relacionamento é fundamental para se destacar da concorrência.

Outra grande mudança está começando agora no Brasil, com a chegada dos veículos híbridos e elétricos. Isso exigirá um amplo conhecimento dos reparadores, que precisarão lidar com novos modelos, formas diferentes de reparação e cuidados bem mais complexos.

Como a tecnologia pode ajudar o mecânico

Antes da década de 1990, embora fosse relativamente simples detectar um problema no carburador de um veículo e consertá-lo, por exemplo, o processo era bastante demorado. Costumava envolver o desmonte da peça, limpeza, troca de componentes, a regulagem, entre outras tarefas.

Com a chegada da injeção eletrônica, essa realidade mudou: em questão de minutos, é possível detectar as falhas, alterar certas regulagens e ir direto aos componentes defeituosos. Tudo isso trouxe muito mais eficiência e precisão aos serviços realizados nas oficinas.

Outro ponto interessante em que a tecnologia tem ajudado o trabalho do mecânico é no acesso às informações. Principalmente graças às redes sociais e aos diversos fóruns de mecânica, a troca de experiências ficou muito mais fácil e ampliou o aprendizado. É possível ir além e fazer cursos que ajudam a aprimorar atendimento aos clientes e gestão de tempo — temas que fogem um pouco da temática automotiva, mas são importantes para o trabalho do profissional. Uma boa notícia, certo?

Aprendizado constante para entender as novas tecnologias

Airbags, freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, injeção eletrônica, direção elétrica e outros dispositivos podem até parecer comuns hoje. Mas, há pouco tempo, eram grandes novidades. Isso significa que você vem aprendendo com as novas tecnologias faz bastante tempo, mesmo sem ter notado.

Devido a todas essas mudanças, você já deve ter sentido a necessidade de buscar atualização constante. Os clientes não ficam esperando e somente os melhores, assim como você, vão estar prontos para diagnosticar e reparar os problemas que surgirão nos veículos mais modernos.

Como posso acompanhar todas as novidades e ficar bem informado?

Participar de feiras e eventos do setor automotivo

Uma das melhores formas de se informar sobre as principais tendências do mercado e quais tecnologias estão ganhando força é participar das feiras e eventos do setor automotivo. Nem sempre é preciso ir longe. Muitos encontros acontecem na sua região ou em locais bem próximos. É uma boa ideia conferir as novidades e o que esperar dos carros do futuro.

Cursos em instituições reconhecidas e ministrados por fabricantes do setor

Cursos de capacitação e especialização em instituições reconhecidas por sua excelente qualidade — como o SENAI — também são uma ótima forma de se manter atualizado. Pesquise por unidades próximas à sua região e confira quais cursos são disponibilizados.

Fabricantes de autopeças, ferramentas, equipamentos e montadoras também costumam ministrar cursos para aprimoramento e apresentação de novas tecnologias. Novamente, muitos são disponibilizados online e você pode realizá-los em qualquer lugar, basta acessar o site ou a plataforma de ensino à distância, matricular-se e pronto!

Imprensa especializada, blogs e canais do YouTube

As revistas e jornais especializados, com conteúdo produzido especialmente para os profissionais da reposição automotiva, também são um ótimo caminho para se atualizar. Muitas editoras trabalham com “assinaturas gratuitas”, você precisa apenas comprovar que é mecânico para recebê-las. Podemos destacar entre as principais:

  • Jornal Oficina Brasil;
  • Revista O Mecânico;
  • Revista Reparação Automotiva;
  • Revista Oficina News;
  • Jornal Oficina Brasília;

A internet também é um ótimo local para se aprender: blogs e canais do YouTube são excelentes ferramentas de aprendizado. E uma ótima notícia: todo o conteúdo é gratuito, além de ser preparado por profissionais qualificados. Filtre bem os melhores e não deixe de conferir!

Como você viu, a tecnologia na oficina mecânica mudou bastante e a tendência é que continue mudando ao longo dos anos. O uso de novas ferramentas e equipamentos vai facilitar o serviço do mecânico e a melhor opção é começar desde já a sua capacitação, os equipamentos automotivos que você precisa para sua oficina estão aqui na MGFER.

FONTE: [blog.nakata.com.br]

Comentários

Matérias Relacionadas

ALINHAMENTO DAS RODAS: ENTENDA O QUE É E QUAL A IMPORTÂNCIA DESTE SERVIÇO
10 Jun

ALINHAMENTO DAS RODAS: ENTENDA O QUE É E QUAL A IMPORTÂNCIA DESTE SERVIÇO

O Seu carro dá aquela “puxadinha” para os lados na estrada ou durante uma frenagem? Pois...

QUAL A IMPORTÂNCIA DE INVESTIR EM UMA DESMONTADORA  E UMA BALANCEADORA DE RODAS?
31 Mai

QUAL A IMPORTÂNCIA DE INVESTIR EM UMA DESMONTADORA E UMA BALANCEADORA DE RODAS?

Desmontadora e balanceadora de rodas são equipamentos fundamentais para o seu auto center e por...