fbpx
Braços do elevador automotivo desalinhados. Você sabe por quê?

Braços do elevador automotivo desalinhados. Você sabe por quê?

A culpa é do aço.

Esse efeito está relacionado a ductilidade do aço utilizado na estrutura do equipamento.

Ductilidade é o grau de deformação que um material suporta até o momento de ruptura.

No caso do aço carbono, a quantidade de carbono presente determina a dureza do material, podendo variar suas características mecânicas.

Aços de médio ou alto carbono sofrem menor dilatação, porém tem um risco maior de rompimento ao sofrer uma pancada.

Aços de baixo carbono (entre 0,15 e 0,20 %) têm risco menor de rompimento garantindo segurança no manuseio, porém sofrem maior dilatação causando esse desalinhamento.

Vale observar que os dois braços dianteiros tendem a sofrer maior inclinação por suportarem mais peso na maioria dos casos, visto que o motor quase sempre está na parte dianteira dos veículos.

Por que usar MGFER?

Visto que essa deformação é, de certa forma, normal, A MGFER Máquinas produziu seus elevadores automotivos com tubos de apoio e galhada para dar maior sustentação aos braços (como na imagem em detalhe), garantindo a segurança do usuário e do veículo elevado.

O material utilizado é aço de baixo carbono que garante ao equipamento uma boa ductilidade e resistência na estrutura do equipamento.

Utilizamos engenharia para antever a dilatação do braço e construímos o conjunto com uma leve inclinação para cima para compensar o declínio.

Análise de resistência.

Na imagem vemos uma análise estrutural feita pelo método de elementos finitos executada por softwares. Foram aplicadas cargas máximas suportadas, neste caso o modelo MGF-2600kg, e podemos observar a tensão e a deformação do elemento.

O limite de escoamento máximo suportado pelo material pode ser observado no gráfico de cores com o valor de 310Mpa de tensão.

As cores indicadas no braço refletem os pontos em que a estrutura é mais exigida com destaque na parte da galhada, podendo observar desta maneira que a estrutura não será comprometida em caso do uso correto do equipamento, respeitando os limites de carga.

As espessuras aplicadas em galhada e tubo, garantem área de seção suficiente para que haja a resistência necessária no conjunto, utilizamos também para antever a dilatação do braço a construção do conjunto com uma leve inclinação para cima, no caso de haver o declínio.

Conclusão.

Todos esses estudos comprovam que, mesmo que haja um desalinhamento dos braços por conta da maleabilidade do material, os elevadores automotivos MGFER, se forem usados corretamente respeitando os limites de carga especificados no manual de instruções, são totalmente seguros contra acidentes.

Você pode se interessar também

plugins premium WordPress