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FAQ - Elevadores Automotivos

Preciso chumbar o elevador?

Sim!

Além de ser essencial para garantir a segurança (deixa elevador firme no chao, para evitar queda do veículo) de operação do seu equipamento, chumbar o elevador ajudará a aumentar a vida útil do seu equipamento. Se bem fixo, não causará vibrações, aumentando vida útil dos rolamentos e outros componentes e desgaste prematuro da porca de trabalho, bem como evitará torções estruturais.

Além disso, não chumbar o elevador causa a perda da garantia. 

A MGFER envia como item de série com o elevador um jogo de chumbadores (parabolt). 

É necessário utilizar disjuntor separado para o elevador?

Sim!

Não só recomendado, como essencial o uso de um disjuntor para cada elevador. A especificação de qual disjuntor usar, dependerá de uma análise do eletricista levando em conta vários fatores como modelo do elevador, tipo de rede, distância da central até o equipamento etc.

Como faço a troca de óleo do elevador?

Os elevadores MGFER com lubrificação automática do fuso são equipados com um sangrador na parte posterior de cada coluna para esvaziar o reservatório de óleo de forma mais facil.  

Basta remover o bujão com uma chave de boca número 19 e esperar o escoamento total. 

Após a retirada de todo óleo, lave/limpe o reservatório com querosene ou óleo diesel até que fiquem totalmente limpos. 

Não utilize estopa e/ou tecidos que possam deixar resíduos. 

Se preferir não usar o sangrador, o esvaziamento pode ser feito com o auxílio de uma seringa. 

O elevador é entregue com óleo ou graxa?

Não.

O óleo ou graxa devem ser adquiridos separadamente.

Como devo fazer a lubrificação do meu elevador?

Indicações para os elevadores com lubrificação automática do fuso (a óleo): 

  • Para os elevadores 2600 adicione no reservatório de cada coluna cerca de 3,5 litros de óleo SAE 90. 
  • Para os elevadores 4100 adicione no reservatório de cada coluna cerca de 6 litros de óleo SAE 90. 

Indicações para os elevadores com lubrificação manual (a graxa): 

  • Usando uma bomba manual para graxa (engraxadeira) o usuário deve aplicar nos locais indicados com o adesivo.  
  • Recomenda-se graxa Maxlub MO-2 (Bardhal) ou Multifak EP-2 (Texaco) ou Alavania EP-2 (Shell) ou MGA EP-2 (Petrobrás) 

Em ambos os elevadores (com lubrificação automática ou manual) a corrente de transmissão e o rolamento superior, precisam ser engraxados manualmente. 

Quais os problemas que um piso irregular pode causar para o elevador?

Se o piso for irregular no centro da base, pode causar empenamento da base e fechamento das colunas. 

Se o piso for irregular nos pontos de apoio da base, pode ocorrer empenamento da base e  colunas em X. Também reduz a segurança do usuário podendo causar acidentes. 

Em ambos os casos, a irregularidade do piso, gera desgaste prematuro dos componentes como porca de trabalho, fuso, rolamentos e correias.

Quais são as características de um bom piso para instalação do elevador?

O piso deve ser em concreto sólido, totalmente nivelado, plano, sem ondulações e com espessura de 15 cm na área do elevador e do veículo.  

Pisos de concretos de má qualidade e de espessura inferior a recomendada, não oferecerão segurança ao usuário. Pois os chumbadores não serão eficientes e certamente serão arrancados ao menor esforço exigido. 

Os elevadores já vêm com a trava de segurança nos braços?

Não.

O sistema de trava nos braços é opcional. 

Esse sistema foi desenvolvido de maneira que ao elevar os braços sejam travados automaticamente por cremalheiras e ao chegar próximo do solo o conjunto se destrave sozinho para movimentação dos braços.  

Posso utilizar meu elevador em uma lavação automotiva?

Não.

Os elevadores são equipamentos projetados para serem utilizados em ambientes secos, livres de detritos. 

O contato direto com água causa oxidação e os detritos (grãos de areia ou pedrinhas) se fixam no sistema de porca e fuso causando desgastes e até acidentes.  

Além disso, não isolamento elétrico adequado para tal.

Qual o tempo recomendado para fazer a troca de óleo e lubrificação no meu equipamento?

Modelo com Lubrificação manual (a graxa): 

  • Rolamento na parte superior das colunas, Corrente de Sincronização das Colunas, Porca de trabalho/Fuso que fica na parte interna da coluna: Cada 15 dias. 
  • Guias das roldanas e Roletes do Carrinho: A cada 45 dias. 

Modelo com lubrificação automática (a óleo): 

  • Rolamento na parte superior das colunas e Corrente de Sincronização das Colunas: Cada 15 dias com graxa. 
  • Guias das roldanas e Roletes do Carrinho: A cada 45 dias com graxa.  
  • Porca de trabalho/Fuso que fica na parte interna da coluna: Manter o reservatório de óleo situado na parte inferior de cada coluna com óleo SAE 90, na medida que falte 2 dedos para transbordar. O óleo deve ser substituído a cada 6 meses.
Como distribuir a carga do veículo no elevador (dimensionamento)?

Posicione o carro no centro do elevador automotivo. Certifique-se de que as rodas dianteiras e traseiras estejam posicionadas na mesma linha central do elevador. 

Verifique o peso do veículo. Se o peso estiver concentrado na parte frontal ou traseira do carro, pode ser necessário ajustar sua posição no elevador para garantir que o peso esteja equilibrado entre os eixos dianteiro e traseiro. 

Certifique-se de que os braços estejam posicionados de forma equilibrada em ambos os lados do veículo. Para isso, ajuste a largura dos braços do elevador para que fiquem alinhados com os pontos de elevação do veículo. 

Quando começar a elevar o veículo, observe cuidadosamente se ele está se elevando de forma equilibrada. Se notar alguma inclinação ou desequilíbrio, pare o elevador imediatamente e verifique a posição do veículo. 

Posso alterar o motor do meu elevador trifásico 380V/220V para monofásico 220V?

Sim.

Você pode utilizar um inversor de frequência. 

É importante lembrar que essa solução requer um inversor de frequência adequado para a potência do motor trifásico e que a conversão pode afetar a eficiência e a vida útil do motor. Portanto, é recomendável consultar um profissional qualificado antes de realizar essa conversão. 

Se desejar, entre em contato com nosso suporte, podemos lhe auxiliar. 

Não é possível conversão de monofásico para trifásico.

O que acontece se a ligação estiver invertida?

Ao acionar a alavanca para cima, o elevador irá descer, e vice-versa. Se isso acontecer, e o equipamento continuar sendo utiliziado, os fins de curso não funcionarão adequadamente e seu elevador será danificado sem direito a cobertura de garantia. 

Por isso é recomendado que a instalação seja feita por um profissional eletricista e feita de acordo com o manual de instruções. 

Caso esteja invertido, basta alternar os fios de alimentação na chave elétrica.

Como evitar a perda de garantia?
  • Faça uma ligação elétrica correta evitando sobrecarga e ligação invertida. 
  • Faça a Lubrificação recomendada. 
  • Não faça modificações no equipamento. 
  • Utilize o elevador conforme suas especificações principalmente evitando excesso de peso ou má distribuição do peso sobre os braços. 
  • Fixe o equipamento devidamente sobre o piso, que deve ser plano e nivelado. 
  • Não remova ou adultere o número de série. 
  • Obs: Maiores informações sobre a garantia no manual do usuário. Observe todas as demais condições para tal. 
Posso colocar uma camioneta no meu elevador 2600 se ela não ultrapassar esse peso?

Não.

Por mais que o elevador seja projetado para suportar o peso de até 2600 kilos, ele não foi dimensionado para elevar veículos longos. Esses elevadores também não possuem a sapata tipo “U”, ideal para a segurança desse tipo de veículo e os braços não têm o comprimento ideal para balancear o peso de um veículo longo. 

Depois de quanto tempo devo fazer a revisão do meu elevador?

A cada 12 meses. 

Essa manutenção prolonga a vida útil do equipamento, garante a segurança dos usuários e o bom funcionamento do equipamento.  

Evita prejuízos com paradas para manutenções corretivas não programadas. 

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