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alinhamento automotivo em execução

Geometria Automotiva – Parte 1

Geometria automotiva é um dos serviços mais procurados em um auto center.

Além de ter um bom equipamento para alinhamento, você precisa saber tudo sobre esse serviço tão essencial para o bom funcionamento de um veículo. Acompanhe essa matéria dividida em 7 partes e fique por dentro de tudo.

O que é Geometria Automotiva?

A suspensão de um veículo tem como objetivo equilibrar as forças dinâmicas que atuam quando o veículo está em movimento como: Força motriz, força gravitacional, força centrífuga e atrito dos pneus com o solo. Além disso, a suspensão de um veículo absorve as irregularidades do terreno proporcionando conforto aos passageiros, permite que o motorista controle o automóvel, suporta o peso e proporciona o alinhamento de roda a roda.

Por ser um sistema elástico, ao passar por essas irregularidades, os pontos de fixação da suspensão se deslocam e perdem a posição original.

O serviço de Geometria Automotiva ou Alinhamento Automotivo visa trazer esses pontos para a posição original, através dos ângulos formados na suspensão e nas rodas do veículo, garantindo melhor aderência dos pneus com o solo, segurança na dirigibilidade e aumento na vida útil dos componentes como: Pneus, molas, buchas, rolamentos e etc.

Vale lembrar que as suspensões rebaixadas, a ar, molas tipo rosca etc…, dificilmente atingem os parâmetros especificados pela montadora.

Ângulos de Geometria

angulos de alinhamento automotivo

Para realizar um adequado serviço de geometria (alinhamento), é fundamental conhecer os conceitos de geometria da suspensão automotiva, sua concepção e os procedimentos individuais corretos utilizados para cada veículo, seguindo os valores nominais de cada montadora.

Os valores de referência para cada ângulo de geometria, são especificados pelos fabricantes dos veículos a fim de manter um bom desempenho.

Para isso, é necessário averiguarmos outros ângulos de especificações determinados pelo fabricante conforme lista descrita abaixo:

  • Convergência e Divergência
  • Ângulo direcional (ângulo de impulso)
  • Camber (Cambagem) / Efeito Cone
  • KPI ou SAI
  • Ângulo Incluso
  • Raio de Giro
  • Caster
  • Set-Back
  • Divergência em curvas
  • Paralelismo total

Nos próximos artigos, vamos considerar detalhes sobre todos esses itens. Acompanhe!

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