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Geometria automotiva em andamento

Geometria Automotiva – Parte 2

Convergência e Divergência são as distâncias entre a parte dianteira e traseira das rodas.

Medidas de divergência, convergência e  nulo.

Convergência

A convergência é determinada pela diferença das distâncias entre a parte dianteira e traseira da roda, e o ajuste deve ser feito de modo que fiquem mais fechadas na extremidade dianteira do que na traseira.

Divergência

Divergência é a condição oposta à convergência. Neste caso, as rodas estão mais abertas na extremidade dianteira do que na traseira.

Se os valores especificados para a abertura das rodas estiverem alterados, a banda de rodagem dos pneus apresenta um desgaste irregular em forma de “serra”, que provocará um alisamento acelerado da mesma.

Convergência Nula

Quando as rodas estão paralelas entre si, a convergência é nula.

Convergência Parcial

Convergência parcial é a diferença da distância da frente e de trás da roda tendo como referência a linha geométrica central do veículo.

A amplitude de convergência / divergência pode ser expressa em dois sistemas de medição:

Medida Angular: Grau (onde é baseada na linha geométrica central do veículo)

Medida Linear: Milímetros (neste caso baseia-se nas extremidades dianteira e traseira das rodas).

No Brasil, a unidade de medição mais utilizada por padrão é o Milímetro.

Para compensar a tendência de abertura das rodas, devido à resistência ao rolamento dos pneus e as folgas do sistema de direção, ou fechamento devido à força motriz, é recomendado para cada modelo de veículo, valores de convergência diferentes visando obter um perfeito paralelismo quando em movimento, para que os pneus obtenham o melhor contato com o solo sem sofrer arraste.

Se o veículo trabalhar com uma convergência (ou divergência) fora das especificações, os pneus sofrerão desgaste prematuro e irregular devido ao contínuo arrasto das rodas.

O desgaste gerado por um desajuste de convergência ou divergência de 3 mm equivale a um arraste lateral de 3 metros por cada km percorrido.

Variações na altura da suspensão podem afetar as medidas de convergência ou divergência.

Consequência da Convergência Excessiva

A convergência excessiva aumenta a fricção do ombro externo do pneu com o solo, causando desgaste prematuro em forma de serra.

Consequência da Divergência Excessiva.

A divergência excessiva aumenta a fricção do ombro interno do pneu com o solo, causando desgaste prematuro em forma de serra.

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