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alinhamento automotivo em execução

Geometria Automotiva – Parte 3

Ângulo direcional de impulso negativo ou positivo geralmente é medido em graus.

Se o ângulo de impulso for ignorado, não haverá garantia de um alinhamento exato e pode ser esta a primeira causa do descentrar do volante.

O ângulo de impulso pode ser tomado em conta, comparando a linha de impulso com a linha geométrica central.

Ângulo Direcional (Ângulo de Impulso)

O ângulo de Impulso é a linha formada pela direção para onde apontam as rodas traseiras. Se as rodas traseiras apontam para a direita, então a linha de impulso está virada para a direita, com base na linha geométrica central.

Este ângulo é formado pela diferença entre as convergências das rodas traseiras sendo o grande vilão no que diz respeito à centralização do volante.

Outra característica é a tendência de provocar “arraste” fazendo com que o veículo possa “sair de traseira” em curvas.

Este ângulo provoca o deslocamento da dianteira do veículo no sentido oposto a direção das rodas traseiras, fazendo com que a suspensão dianteira encontre um novo centro de direção, afetando a centralização do volante e fazendo com que o veículo tenha a tendência de puxar para o lado da linha de impulso (quando este for demasiadamente ativo).

Ângulo De Impulso Positivo

O ângulo de impulso é positivo quando as rodas traseiras apontam para a direita.

Angulo de impulso positivo

Ângulo De Impulso Negativo

O ângulo de impulso é negativo quando as rodas traseiras apontam para a esquerda.

Angulo de impulso negativo

É importante lembrarmos que o eixo traseiro, que é o responsável pelo ângulo direcional, muitas vezes é fixo, não disponibilizando ajustes. Nesses casos, porém, pode-se avaliar o uso de ferramentas disponíveis no mercado para o ajuste através de gabaritos.

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