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alinhamento automotivo em execução

Geometria Automotiva – Parte 5

KPI/SAI, Ângulo Incluso, Raio de Giro e Caster são relacionados com a estabilidade da direção.

KPI / SAI

(KPI – King Pin Inclination / inclinação do pino mestre ou SAI – Steering Axle Inclination / inclinação do eixo de direção) é o ângulo formado pela linha de inclinação da torre, em relação a uma linha imaginária vertical natural, visto a roda de frente.

O KPI/SAI é um ângulo que não se mede diretamente, mas sim com um giro pré-estabelecido das rodas dianteiras. Obtém-se mais precisão se o giro for simétrico com relação a linha direcional do eixo traseiro.

Ângulo KPI/SAI

O KPI/SAI contribui com a estabilidade da direção, pois impõe às rodas uma tendência de manter uma trajetória reta e diminui os efeitos dos obstáculos no volante. O ângulo KPI/SAI permite que se use ângulos de caster menos positivos para facilitar a dirigibilidade do veículo sem alterar a estabilidade direcional.

A Estabilidade direcional é aumentada devido ao arco traçado pelo movimento da espiga da manga de eixo, quando as rodas são esterçadas. Este arco força o peso do veículo a ir para cima, semelhante a um caster positivo.

O KPI/SAI também é grande responsável pelo momento de frenagem do veículo, pois impõe às rodas a tendência de se manterem alinhadas, não permitindo que uma roda trave e que o veículo gire em seu próprio eixo.

Ângulo Incluso

O ângulo incluso é a soma do KPI e do Camber. É uma “ferramenta” de diagnóstico muito útil.

Quando se avalia uma grande diferença do ângulo incluso de um lado em relação ao outro, deve-se procurar um componente da suspensão danificado entre os dois pontos, pivô e eixo de direção (torre).

Raio De Giro

Raio de Rolagem Direcional (Raio de Giro) é definido como o prolongamento da linha de centro do pino-mestre (KPI) até o solo podendo ser Positivo, Neutro ou Negativo.

Quanto mais negativo o raio de giro melhor. O raio de giro positivo torna a direção mais pesada e provoca no volante a maior parte das trepidações.

Com as ligações da manga de eixo e a inclinação do eixo de direção (KPI/Torre) próxima, é possível obter um raio de giro mais negativo.

Como na figura ilustrada acima, o raio de giro é a distância entre os dois pontos de carga: centro da banda de rodagem do pneu e o prolongamento da linha de centro do KPI.

A finalidade do Raio de Rolagem Direcional é evitar a derrapagem e giro ou rodopio em relação à roda que freou com maior intensidade.

Caster

O caster é determinado pela inclinação da roda em relação a um eixo imaginário vertical, semelhante a um garfo de uma bicicleta inclinada para frente, que provoca uma tendência de movimento neste sentido.

A função do caster é proporcionar estabilidade direcional. Apesar de ser um ângulo crítico para o controle do veículo, não influencia no desgaste dos pneus.

Caster neutro é quando o centro da roda coincide com a linha vertical imaginária.

Caster positivo é quando a inclinação posiciona a roda para a frente da linha vertical imaginária, estabelecendo o ponto de carga para frente do ponto de contato do pneu com o solo. Com isso, as rodas tendem a manter-se alinhadas para frente, impondo ao veículo uma trajetória em linha reta.

Caster negativo é quando a inclinação posiciona a roda para trás da linha vertical imaginária, estabelecendo o ponto de carga para trás do ponto de contato do pneu com o solo. Neste caso o veículo terá problema de perda de estabilidade direcional, além de gerar um desgaste multi escavado diminuindo consideravelmente a vida útil dos pneus.

Os efeitos de um caster fora das especificações são os seguintes:

Caster insuficiente

  • Reduz a estabilidade direcional em alta velocidade
  • Reduz o esforço direcional requerido em baixa velocidade (direção leve)
  • Reduz a resposta de retorno do volante

Caster excessivo

  • Aumenta a estabilidade direcional em alta velocidade
  • Aumenta o esforço direcional requerido em baixa velocidade (direção pesada)

Transmissão das irregularidades da pista

  • Vibração (shimmy)

Caster diferente lado a lado

  • Tendências no veículo de “puxar” para um dos lados
  • Possíveis problemas em frenagens.

A máxima diferença CRUZADA permissível Entre Caster é ½ grau (0°30’).

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