fbpx
Geometria automotiva em andamento

Geometria Automotiva – Parte 6

Frenagens e curvas estão ligadas às medidas de SET BACK e Divergência.

Set Back

Medidas de Set Back

É o ângulo formado pela linha geométrica central e uma linha perpendicular ao eixo, representando o atraso de uma roda em relação à outra e é medido em graus.

Considera-se o set-back negativo quando a roda esquerda está à frente da direita, e set-back positivo quando a roda direita está à frente da esquerda.

Ângulos de set-back superiores a +/- 15’ (minutos) podem fazer o veículo puxar para o lado da roda atrasada, bem como gerar instabilidade durante as frenagens.

Obs.: Em alguns casos os fabricantes projetam modelos com set back, para equilibrarem massas. (exe.: AUDI, RENAULT).

Divergência em Curvas

Para fazer uma curva com segurança, a roda interna (com relação à traseira) deverá esterçar mais do que a externa, produzindo a divergência. Ao término da curva, esta situação deve cessar, retornando ao normal. Se isso não acontecer todos os pneus do veículo serão submetidos a arraste durante as curvas, sofrendo desgaste excessivo.

Para que as rodas tenham a divergência em curvas e girem sem o arrasto excessivo no solo, é necessário que possuam o mesmo centro de giro. Ao fazer uma curva, a roda exterior percorrera uma distância maior e fazendo uma curva maior do que a roda interior.

A divergência em curvas é medida virando uma roda 20° e depois medindo o ângulo da roda oposta. A divergência em curvas deverá ser medida com a convergência dianteira dentro da tolerância.

Calculo De Divergência Em Curvas

Para medição em 20°, segundo a conclusão de Ackerman. Esta situação provoca arrasto de todos os pneus no momento das curvas

.

Você pode se interessar também

plugins premium WordPress