Frenagens e curvas estão ligadas às medidas de SET BACK e Divergência.
Set Back
É o ângulo formado pela linha geométrica central e uma linha perpendicular ao eixo, representando o atraso de uma roda em relação à outra e é medido em graus.
Considera-se o set-back negativo quando a roda esquerda está à frente da direita, e set-back positivo quando a roda direita está à frente da esquerda.
Ângulos de set-back superiores a +/- 15’ (minutos) podem fazer o veículo puxar para o lado da roda atrasada, bem como gerar instabilidade durante as frenagens.
Obs.: Em alguns casos os fabricantes projetam modelos com set back, para equilibrarem massas. (exe.: AUDI, RENAULT).
Divergência em Curvas
Para fazer uma curva com segurança, a roda interna (com relação à traseira) deverá esterçar mais do que a externa, produzindo a divergência. Ao término da curva, esta situação deve cessar, retornando ao normal. Se isso não acontecer todos os pneus do veículo serão submetidos a arraste durante as curvas, sofrendo desgaste excessivo.
Para que as rodas tenham a divergência em curvas e girem sem o arrasto excessivo no solo, é necessário que possuam o mesmo centro de giro. Ao fazer uma curva, a roda exterior percorrera uma distância maior e fazendo uma curva maior do que a roda interior.
A divergência em curvas é medida virando uma roda 20° e depois medindo o ângulo da roda oposta. A divergência em curvas deverá ser medida com a convergência dianteira dentro da tolerância.
Calculo De Divergência Em Curvas
Para medição em 20°, segundo a conclusão de Ackerman. Esta situação provoca arrasto de todos os pneus no momento das curvas
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