Convergência e Divergência são as distâncias entre a parte dianteira e traseira das rodas.
Convergência
A convergência é determinada pela diferença das distâncias entre a parte dianteira e traseira da roda, e o ajuste deve ser feito de modo que fiquem mais fechadas na extremidade dianteira do que na traseira.
Divergência
Divergência é a condição oposta à convergência. Neste caso, as rodas estão mais abertas na extremidade dianteira do que na traseira.
Se os valores especificados para a abertura das rodas estiverem alterados, a banda de rodagem dos pneus apresenta um desgaste irregular em forma de “serra”, que provocará um alisamento acelerado da mesma.
Convergência Nula
Quando as rodas estão paralelas entre si, a convergência é nula.
Convergência Parcial
Convergência parcial é a diferença da distância da frente e de trás da roda tendo como referência a linha geométrica central do veículo.
A amplitude de convergência / divergência pode ser expressa em dois sistemas de medição:
Medida Angular: Grau (onde é baseada na linha geométrica central do veículo)
Medida Linear: Milímetros (neste caso baseia-se nas extremidades dianteira e traseira das rodas).
No Brasil, a unidade de medição mais utilizada por padrão é o Milímetro.
Para compensar a tendência de abertura das rodas, devido à resistência ao rolamento dos pneus e as folgas do sistema de direção, ou fechamento devido à força motriz, é recomendado para cada modelo de veículo, valores de convergência diferentes visando obter um perfeito paralelismo quando em movimento, para que os pneus obtenham o melhor contato com o solo sem sofrer arraste.
Se o veículo trabalhar com uma convergência (ou divergência) fora das especificações, os pneus sofrerão desgaste prematuro e irregular devido ao contínuo arrasto das rodas.
O desgaste gerado por um desajuste de convergência ou divergência de 3 mm equivale a um arraste lateral de 3 metros por cada km percorrido.
Variações na altura da suspensão podem afetar as medidas de convergência ou divergência.
Consequência da Convergência Excessiva
A convergência excessiva aumenta a fricção do ombro externo do pneu com o solo, causando desgaste prematuro em forma de serra.
Consequência da Divergência Excessiva.
A divergência excessiva aumenta a fricção do ombro interno do pneu com o solo, causando desgaste prematuro em forma de serra.